Pular para o conteúdo principal

Usar Sistema Operacional mais recente realmente tem diferença?


Usar Sistema Operacional mais recente realmente tem diferença?
 

Cada pessoa tem um gosto diferente, não é verdade? Alguns gostam de jogar futebol, outros gostam de patinar. Algumas pessoas gostam da cor azul e outras da cor laranja, por exemplo. Da mesma forma, algumas pessoas preferem usar sistemas operacionais mais antigos, como Windows XP ou Windows 7 ao invés de usar os mais recentes, tais como o Windows 8.1 e o Windows 10 . No entanto, será que há algum problema em usar sistemas operacionais que não são os mais recentes? Vamos ver 3 pontos importantes:


1º) Sistemas operacionais antigos deixam de receber atualizações após algum tempo.
Quando um sistema deixa de ser atualizado, ele fica mais propenso a apresentar falhas e erros que podem custar tempo e causar prejuízos aos usuários, como perda de trabalhos inteiros e arquivos. As empresas que desenvolvem sistemas operacionais, como no caso da Microsoft, irão optar por empenhar esforços nas versões mais recentes de seus produtos e deixarão de trabalhar nas mais antigas alguns anos após o lançamento delas. Isso não quer dizer que o sistema operacional antigo vá ficar inutilizável, mas ele deixará de ter o suporte de seus desenvolvedores e não irá mais ganhar novas funcionalidades.


) Sistemas operacionais antigos deixam de ter uma boa compatibilidade com programas/aplicativos mais recentes.
Isso se dá pelo fato de que as desenvolvedoras irão optar por fazer seus aplicativos para rodarem adequadamente nos sistemas operacionais mais recentes e deixarão gradativamente de manter suporte para versões antigas, até chegar o ponto em que o usuário terá de migrar para uma versão mais recente de seu sistema operacional se desejar continuar usando aplicativos com todas as novas funcionalidades disponíveis. Isso acontece com muita frequência no sistema operacional Android, mas no Windows isso também costuma acontecer bastante (como no caso dos jogos atuais que dificilmente vão instalar e rodar bem em um Windows XP).


3º) Quanto mais antigo for o sistema operacional, menos seguro ele será. Isso acontece em grande parte pelo que falamos no primeiro ponto. Os sistemas operacionais recebem atualizações tanto para corrigir problemas de desempenho e ganhar melhorias e novas funcionalidades, quanto para corrigir brechas de segurança que vão surgindo a cada nova funcionalidade adicionada ou problema corrigido. Em contrapartida, cibe criminosos estão sempre em busca de brechas nos sistemas operacionais para praticar algum tipo de crime ou gerar prejuízos para empresas e pessoas, ganhar vantagens e muitas outras coisas. Dessa forma, quanto mais velho for o sistema operacional, mais brechas conhecidas ele terá e se ele não é atualizado, essas brechas continuarão abertas e sendo exploradas por hackers e crackers indefinidamente (falaremos mais disso em outro momento).
Quando falamos sobre pontos como esses, lembre-se que seu Sistema Operacional é como se fosse sua casa. Nele você irá gerenciar seus bens (fotos, músicas, vídeos, trabalhos e documentos) e irá manter e usar coisas sigilosas como senhas de redes sociais e cartões de crédito. Se você descobre que sua casa está cheia de buracos, você não procura tapar eles para evitar que coisas entrem? Se você descobre que a porta está sem tranca, você não procura um jeito de arrumar isso? Você faz essas coisas para manter seus bens seguros, afinal, você não quer um estranho bisbilhotando suas coisas ou se escondendo dentro do seu guarda-roupas. Sendo assim, talvez seja interessante manter também seguro aquilo que você usa como porta de entrada para o mundo virtual, que é o seu Sistema Operacional.


Então, a lição principal desse artigo que deve ficar é: Usar Sistema Operacional mais recente e manter ele atualizado é melhor para a sua segurança e também para desfrutar de funcionalidades e aplicativos úteis que vão melhorar sua experiência com o computador.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Malware X Vírus: Entenda a diferença!

Malware X Vírus de Computador É muito comum que as pessoas digam coisas como: "Cuidado para não pegar vírus de computador ao clicar nesse link". Você certamente já deve ter ouvido alguém falar algo assim não é? No entanto no mundo da informática, as coisas que podem prejudicar seu computador não necessariamente são denominadas vírus. A verdade é que vírus é apenas um tipo de Malware. Malware é a categoria principal e representa todo tipo de programa ou código malicioso que tem por objetivo prejudicar ou burlar alguma coisa, por isso o nome Malware (Malicious Software) sendo traduzido para o português como Programa/Software Malicioso.  O termo vírus ficou muito conhecido aqui na Brasil pelo uso continuo e até mesmo veiculado por mídias digitais, principalmente no início da era da internet por aqui, mas na verdade, por ser apenas um tipo de Malware, nem tudo o que infecta um computador é realmente um vírus, mas todos são Malware. Vírus geralmente vai infectar seu computa...

Bem vindo(a) à LABANAZARIO

Bem vindo(a) à LABANAZARIO Aqui postaremos sobre projetos de softwares (aplicativos e jogos) desenvolvidos por nosso Lab, além de coisas relacionadas com informática no geral. O nosso objetivo é desenvolver aplicativos de entretenimento e utilidade que todos possam usar. Gostamos muito de jogos e aplicativos de entretenimento e desejamos criar coisas simples e divertidas, que sejam livres para todos os públicos e livres de anúncios, pois acreditamos atrapalhar o pleno proveito e a experiência de uso de aplicativos. Também, desejamos trazer conhecimento que auxilie as pessoas que fazem uso da informática no dia-a-dia como forma de contribuição para o conhecimento em informática para todos. Este site será dividido em 2 categorias: Desenvolvimento , onde postaremos à respeito de nossos aplicativos em desenvolvimento ou já produzidos e falaremos mais sobre os mesmos. Dicas, tutoriais e informações , onde forneceremos tutoriais e conversaremos sobre assuntos relacionados com informát...

Aplicativo: O Caça-Palavras

  O Caça-Palavras! — Aplicativo disponível na Play Store Confira nosso primeiro aplicativo completo publicado na Play Store: O Caça-Palavras. Um aplicativo simples desenvolvido na engine de código aberto Godot. O projeto levou cerca de 1 ano para ser desenvolvido e publicado na Play Store e grandes esforços foram feitos para desenvolver uma IA com algoritmo capaz de gerar caça-palavras aleatórios infinitos em diferentes níveis de dificuldade através de dicionários de palavras.  O algoritmo do aplicativo permite que a IA escolha as palavras a ser usadas, escolha a posição em que elas deverão ser inseridas e a direção em que elas serão colocadas. O algoritmo também permite a IA testar e validar cada caça-palavra gerado, para garantir que ele sempre seja um caça-palavras válido, ou seja, que tenha solução. Além disso, o aplicativo conta com algoritmo de filtragem para impedir que no ato de preencher os espaços que sobram para embaralhar o caça-palavras, palavras impróprias sejam ...